Actualizado a 29 de Julho de 2014

facebook

Celorico News

Jornal Digital de Celorico da Beira

O namorado de Judite de Sousa e o jornalismo do nada

Foto: Lux

 

Já há vários anos que os jornais portugueses “Correio da Manhã”, “Diário de Notícias” e “Jornal de Notícias” – particularmente estes, que teoricamente são diários de informação geral e não jornais de mexericos –, enveredaram pela criação de uma secção onde publicam alegadas notícias do chamado "jet-set" – ou mundo cor-de-rosa, como também é conhecido –, que vive à base dos interesses comerciais de agentes de comunicação que trabalham com modelos, actores e outros artistas para promovê-los de qualquer maneira no espaço público mediático.
Sempre disponíveis para mostrarem aos seus leitores bons corpos sem roupa, os jornais de informação geral, outrora reconhecidos defensores do interesse público e promotores da informação de interesse público, colocam-se, assim, ao sabor dos interesses privados de actores e modelos, que procuram aparecer quando estão no desemprego. Por vezes, é nesse contexto que muitas modelos/actrizes aproveitam o ensejo para mostrar as mamas novas, demonstrando, assim, a sua excelente forma física para voltar ao mercado. E os jornais vão enchendo páginas e páginas com estes conteúdos daquilo que designei como o jornalismo do nada.
As administrações e direcções destes periódicos podem exultar por terem conseguido milhões de “pageviews” nas edições digitais dos respectivos meios de comunicação, mas já deveriam ter concluído que não ganharam leitores para as edições em papel (pelo contrário, têm perdido), nem conseguiram inverter a tendência de queda das receitas de publicidade. Apesar disto, os seus jornais continuam alegremente a informar-nos quem vai para a cama com quem. E, como o mercado é pequeno, agora até os jornalistas são objecto destes mexericos, como é o caso da “notícia” sobre o novo namorado de Judite de Sousa (ver aqui: http://bit.ly/1eV3Q1i), publicada num jornal como se fosse jornalismo. Como se tivéssemos alguma coisa a ver com o casal. E como se estes jornais pudessem sobreviver assim.

Fotografia: Lux

Sobre o autor:

http://www.celoriconews.com/sites/default/files/styles/hp4/public/dest/1471933_10151856565109436_27658258_n.jpg?itok=RyFAur6aLuís Paulo Rodrigues é jornalista e consultor de comunicação. É autor do blog “Comunicação Integrada” (http://luispaulorodrigues.blogspot.com e https://www.facebook.com/comunicacaointegradablog), onde escreve sobre marketing de cidades, redes sociais, jornalismo, entre outros assuntos no âmbito das ciências da comunicação.